Ir para o conteúdo

Câmara Municipal de Alpiarça - Município de Alpiarça

Página principal

Turismo

Carácter e autenticidade - uma oferta variada e de qualidade

Alpiarça é um concelho ribatejano que ocupa um território marcado pela remota presença humana desde o Paleolítico Inferior.

Terra profundamente ligada ao trabalho dos campos e à produção agrícola de qualidade – vinhos, melão, melancia, tomate, milho, etc. –, Alpiarça tem vindo a diversificar as suas actividades económicas, com destaque para uma oferta turística, cultural e de lazer que se assume como importante factor de atractividade.


A Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça é o ex-libris do concelho. Antiga residência do dirigente político republicano José Relvas (que legou todo o seu património ao município), encerra um dos mais importantes e valiosos conjuntos de colecções de pintura, escultura, porcelanas e tapeçarias do país.


A zona envolvente à Albufeira dos Patudos congrega uma série de locais de interesse turístico. Aí se situam as estações arqueológicas, o Parque de Campismo, a Reserva Natural do Cavalo do Sorraia, o Paul da Gouxa, o Complexo das Piscinas Municipais e diversos equipamentos desportivos e de lazer. O plano de água da albufeira é um local ideal para a pesca e palco de regulares provas de triatlo e canoagem.

A praia e a aldeia avieira do Patacão constituem um privilegiado ponto de contacto com o rio Tejo, num local que conjuga a memória histórica com um aprazível ambiente, onde a água, a areia e a frescura dos salgueiros permitem uma tranquila proximidade com a natureza.

A mostra e comercialização dos produtos tradicionais e da cultura popular, de braço dado com a diversão, estão anualmente presentes na Alpiagra - Feira Arícola e Comercial de Alpiarça e no Festival do Melão.


É esta combinação de natureza, cultura, desporto, gastronomia e vinhos de qualidade – reforçada pela autenticidade das suas gentes – que tornará memorável uma visita a Alpiarça.

.